Demonstração Financeira

Para começar bem ano olímpico, a Concessionária Rio Mais (Construtora Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez e Carvalho Hosken), responsável por parte das obras do Parque Olímpico Rio 2016, entrega nesta segunda-feira (11/01), a maior instalação esportiva do Parque, a Arena Carioca 1, que vai sediar as competições de basquete e tem capacidade para 16 mil pessoas. Nela, acontecerá o primeiro evento-teste do ano, uma competição de basquete feminino, entre 15 e 17 de janeiro.

As três Arenas Cariocas fazem parte da Parceria Público-Privada, firmada entre a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Concessionária Rio Mais. Além das Arenas, a construção de toda área comum e das redes subterrâneas do Parque Olímpico, o IBC, o MPC, o Hotel e a infraestrutura viária da Vila dos Atletas também estão no escopo da PPP.

Com uma área construída de quase 38 mil m², a instalação possui 282 salas, 49 banheiros, oito vestiários e seis elevadores. A Arena Carioca 1 tem um projeto totalmente acessível, tanto para o público quanto para os atletas. Toda a Arena foi projetada e executada para receber com conforto os expectadores e atletas, sendo referência no atendimento das normas de acessibilidade e segurança. Após os Jogos, a arena será transformada em uma quadra multiuso com 7500 lugares e fará parte do Centro Olímpico de Treinamento.

Detalhes construtivos da Arena Carioca 1

A Arena Carioca 1 possui fundação consolidada em 710 estacas tipo hélice continua. A instalação possui ainda uma cobertura composta por 18 treliças metálicas, que ficam sustentadas em 26 pilares e formam um vão de até 100 metros. Sobre as treliças foram colocadas as telhas, com formato trapezoidal perfurado. Esta estrutura foi preenchida com lã de rocha, garantindo o isolamento termoacústico. Na sequência, foram instaladas placas de poliisocianurato, isopor de alta densidade que contribui com o isolamento térmico. Por fim, esta cobertura recebeu uma membrana modelo UltraPly TPO. A cobertura é equipada ainda com solatubes, tubos metálicos que captam luz solar e refletem para dentro da arena, sem precisar de iluminação elétrica ao longo do dia, diminuindo custos de operação da Arena e preservando o meio ambiente.

Ao redor da Arena, há uma fachada com formato sinuoso, inspirada nas montanhas da cidade, composta por pilares de madeira de pinho tratada em autoclave, que aumenta a resistência e durabilidade do material. Entre os pilares, há telas de alumínio, que foram encaixadas em módulos.

Já na área interna, a quadra foi construída com dois tipos de madeira maciça, um para a área de jogo e outro para o entorno. A quadra onde os astros do basquete mundial pisarão tem 19X32m é feita com madeira Maple, importada dos Estados Unidos e aprovada pela FIBA (Federação Internacional de Basquetebol). Já no entorno são 42X65m, com a madeira Grápia.

Para garantir a melhor performance dos atletas, na área da quadra de jogo há um sistema de apoio flexível, composto por amortecedores elastoméricos de borracha, sendo que a estrutura intermediária é composta de painéis de 10mm de espessura apoiados sobre um vigamento duplo transversal. O acabamento do piso foi feito com lixamento com lixas especiais para que a superfície fique lisa e uniforme. Posteriormente, foram aplicadas duas camadas de selante e, depois, duas camadas de verniz poliuretano para uso esportivo.

A acessibilidade da Arena Carioca 1 é total com rampas de acesso direto da Via Olímpica, além de quatro escadas externas. Os banheiros coletivos são adaptados para pessoas de baixa estatura e com pouca mobilidade. Nos banheiros e vestiários exclusivos para pessoas com deficiência – totalmente acessíveis – há ainda botões de segurança, para a solicitação de ajuda e sinais sonoros e visuais.

Nas arquibancadas das Arenas Cariocas há assentos especiais para pessoa com deficiência, garantindo mais conforto, segurança e autonomia. As escadas possuem piso antiderrapante e faixas de contraste visual para ajudar as pessoas com baixa capacidade visual e, com isso, diminuir o risco de acidentes.

Ficha Técnica Arena Carioca 1

  • Início da obra: Abril de 2013
  • Entrega da obra: Janeiro 2016
  • Área total construída: 37.966 m²
  • Área da quadra: 19x32m – Total: 608m²
  • Capacidade de espectadores no modo Jogos: 16 mil lugares
  • Capacidade de espectadores no modo legado: 7.500 lugares
  • Altura da Arena: 32,7m
  • Número de estacas hélice usadas: 710 unidades
  • Concreto total usado na Arena 1: 8500m³
  • Número de salas:  282
  • Banheiros: 49
  • Vestiários: 8
  • Acessos às arquibancadas: 18 vomitórios
  • 2.000 integrantes trabalham na construção da Arena Carioca 1
  • Escadas: 4 externas e 4 internas
  • Rampas de acesso: entrada de acessibilidade feita pela Via Olímpica
  • Elevadores: 6