Demonstração Financeira

A Concessionária Rio Mais, responsável por parte das obras do Parque Olímpico Rio 2016, na Barra da Tijuca, finalizou nesta semana a montagem completa da cobertura e da fachada das Arenas Cariocas, que ganham forma definitiva a pouco mais de um ano da abertura para os Jogos.

A instalação da cobertura começou com a pré-montagem no solo e o içamento das estruturas metálicas. No total, nas três arenas foram instaladas 62 treliças, que pesam cerca de 3 mil toneladas. Para garantir a estabilidade na colocação destas estruturas, foram construídas e instaladas 76 torres de cimbramento, que fornecem suporte provisório durante a montagem das treliças e são retiradas após a sua conclusão.

Com as treliças instaladas, foram colocadas as telhas, com formato trapezoidal perfurado. Esta estrutura foi preenchida com lã de rocha, garantindo o isolamento acústico do local. Na sequência, houve a instalação das placas de poliisocianurato, isopor de alta densidade que contribui com o isolamento térmico. Por fim, esta cobertura recebeu uma membrana modelo UltraPly TPO.

A fachada é composta por 285 pilares de madeira de pinho tratada em autoclave, que aumenta a resistência e durabilidade do material. No Parque Olímpico, eles foram pré-montados no solo e posteriormente içados. A fixação foi feita com parafusos em uma base de aço inox. Entre os pilares, há 8 mil m² de telas de alumínio com formato sinuoso, que foram encaixadas em módulos. Para esta montagem, foi feita a preparação dos ginásios com a fixação de chumbadores e, ao longo das laterais, colocada uma viga metálica para auxilio no travamento e fixação da estrutura.

Palco de seis modalidades na Olimpíada  (Basquete, Judô, Lutas Livre e Greco Romana, Esgrima e Taekwondo) as Arenas Cariocas, juntas, tem capacidade para 36 mil espectadores, em uma área total construída de 85 mil m². No total, 116 pessoas atuaram diretamente nestas atividades. Foram necessários dez meses de trabalho para a montagem da cobertura e quatro meses para a colocação da fachada.