Demonstração Financeira

Entregue no início de janeiro, a Arena Carioca 1 recebe, nos dias 20 e 21 de fevereiro, o Torneio Internacional de Taekwondo, mais uma competição do Aquece Rio. Saíram os operários da Concessionária Rio Mais e entraram os atletas, árbitros e organizadores dos Jogos Rio 2016 que irão preparar a arena para a Olimpíada.

O evento-teste de taekwondo, que recebe 64 lutadores de 20 países, será uma grande oportunidade para diversos atletas que já tem a vaga garantida nos Jogos conhecerem o Parque Olímpico. Valendo pontos para o ranking mundial da modalidade, o torneio contará com as categorias -49kg e -57kg no feminino, e -58kg e +80kg no masculino, as mesmas em que o Brasil terá representantes nos Jogos.

ARENA CARIOCA 1

Com capacidade para receber 16 mil espectadores, a Arena Carioca 1 tem 282 salas, 49 banheiros, oito vestiários e seis elevadores. São  33 metros de altura e área construída de 38 mil m². Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos será palco do basquete, basquete em cadeira de rodas e rúgbi em cadeira de rodas.

CONCESSIONÁRIA RIO MAIS

As três Arenas Cariocas fazem parte da Parceria Público-Privada, firmada entre a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Concessionária Rio Mais (Construtora Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez e Carvalho Hosken). Além das Arenas, a construção de toda área comum e das redes subterrâneas do Parque Olímpico, o IBC, o MPC, o Hotel e a infraestrutura viária da Vila dos Atletas também estão no escopo da PPP.

POR DENTRO DO ESPORTE

O taekwondo é uma arte marcial criada na Coréia em 1955, mas passou a ser um esporte olímpico apenas em Sidney, no ano 2000. O objetivo da disputa é acertar o oponente com chutes ou socos – estes, menos comuns – na cabeça ou no tronco. Cada golpe vale de um a quatro pontos, e quem marcar mais vence o combate. No Brasil, a maior expoente do taekwondo é a medalhista olímpica Natália Falavigna, bronze na Olimpíada de Pequim, em 2008 e campeã mundial em 2005. Atualmente, ela compõe a equipe técnica brasileira, fazendo o elo entre a Confederação e os atletas.