Demonstração Financeira

Para fomentar a discussão sobre o modelo das Parcerias Público-Privadas e a contribuir para o desenvolvimento do país, a Concessionária Rio Mais e a Secpar (Secretaria Especial de Concessões e Parcerias Público-Provadas) participaram, nesta quinta-feira (26/11) do “Fórum de Formação em PPPs”. A modelagem do edital, o desenvolvimento do projeto e detalhes como as contraprestações imobiliárias e o avanço das obras foram os destaques da apresentação para um público de gestores públicos e privados que estão participando do planejamento de novas PPPs no país.

“A escolha do modelo da PPP para o Parque Olímpico foi fundamental para que o projeto pudesse se tornar viável. O volume de obras é muito grande e as instalações precisam ser entregues no prazo para o Comitê Organizador adaptá-las. Este modelo também nos permitirá transformar, após os Jogos, a área num grande legado para os cariocas” destacou Luiz Eduardo Oliveira, engenheiro da Secretaria Especial de PPPs.

O diretor administrativo-financeiro da Rio Mais, Alexandre de Paula, reforçou, na sua apresentação, a importância da parceria entre o setor privado e o público. “Nosso objetivo é entregar as obras com qualidade, dentro do escopo que foi proposto para atender aos requisitos das instalações. Estamos na reta final e já alcançamos 94% de conclusão do projeto” disse de Paula.

forum PPP

A Concessionária Rio Mais, formada pela Construtora Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez e Carvalho Hosken, é a responsável pela construção das três Arenas Cariocas, do IBC, do MPC, do Hotel e da infraestrutura do Parque Olímpico, além da infraestrutura viária da Vila dos Atletas.

Avanço obras

As obras no Parque Olímpico alcançaram os 94% de conclusão no mês de novembro. Dentro do escopo da Concessionária Rio Mais, o destaque é para o IBC, onde as obras civis foram concluídas e a instalação entregue ao Comitê Rio 2016.

Nas três Arenas Cariocas, que estão na fase final de conclusão, o piso de madeira e as arquibancadas retráteis estão sendo colocadas na Arena 1, com 95% de avanço. Nas Arenas 2 e 3, que atingem 97% e 98% de conclusão, respectivamente, estão sendo feitos os acabamentos finais. Na área comum do parque, onde já foram executados mais de 101 km de redes de infraestrutura, o Live Site ganha forma com a colocação dos pilares de sustentação da cobertura. Já no MPC, com 92% de conclusão, e no Hotel, com 86%, estão com os trabalhos a todo vapor para a entrega nos primeiros meses de 2016.